quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

MOOC -Massive Open Online Course


Pessoas de todo o mundo já entenderam que para se destacar no mercado de trabalho, na economia moderna, é preciso que a capacidade de pensar, raciocinar, calcular e produzir seja mais desenvolvida do que nunca.

A procura por conhecimento atingiu ao um alto nível e tem por tendência aumentar. Segundo pesquisas feitas no Estados Unidos, a dívida do credito educativo é estimada em 1 Trilhão de Dólares.

Com base nesses paradigmas, surgiram diversas iniciativas, pagas ou gratuitas, que têm como objetivo atingir parte da sociedade que muitas vezes não consegue ser atendida pela educação.

Com base nesse raciocínio, grandes instituições acadêmicas americanas e grandes elites universitarias como MIT, Harvard , Princeton, Stanford, entre outras, estão se unindo para criar plataformas de cursos a distância para as massas, conhecidos como MOOC (Massive Open Online Course). Cerca de 219 cursos de nível universitário on-line foram abertos gratuitamente, em 2011.

Um MOOC é um curso on-line que visa o acesso em grande escala de participação e de forma aberta por meio da Web.

A origem dos MOOCs é o sentido de cooperação, de modo que, além de utilizar conteúdos já disponíveis gratuitamente na Web, a parte produzida é compartilhada pelos próprios participantes com post em blogs e fóruns de discussão.

Segundo McAuley, Stewart, Siemens e Cormier, em  Massive open online courses: digital ways of knowing and learning, o MOOC se constrói pelo envolvimento ativo dos alunos que auto-organizam sua participação em função de seus objetivos de aprendizagem, conhecimentos prévios e interesses comuns. Dessa forma possuem pouca estrutura quando comparado com cursos normais, que já começam com o conteúdo e as atividades prontas.

Sendo assim, os MOOCs redefinem a estrutura do curso, uma vez que a responsabilidade de ensino não se encontra somente nas "mãos" do professor, sendo distribuída por toda classe.

Isso tudo possibilita uma educação on-line interativa e colaborativa, com basto custo e em larga escala, o que para muitos parecia impossível.

Mas, há também muitos problemas e desafios a serem superados, como a falta de estrutura e objetivos de aprendizagem, o que pode gerar, por exemplo, um sentimento de falta de orientação. 

No Brasil, o MOOC foi dinamizado por Paulo Simões (Portugal) e João Mattar (Brasil), no dia 15/10/2012, quando foi iniciado oficialmente o primeiro Massive Open Online Course (MOOC) em língua portuguesa, o MOOC EaD. 


O MOOC EaD é apoiado pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), da PUC-SP, e pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). 



Para outras informações acesse: joaomattar.com/blog/2012/03/24/mooc/







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