segunda-feira, 11 de março de 2013

Banco Internacional de Objetos Educacionais



O Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) tem por objetivo principal localizar, catalogar, avaliar e disponibilizar objetos educacionais digitais elaborados em diversas mídias nas áreas de conhecimento previstas pela educação infantil, básica, profissional e superior.
O BIOE é um repositório criado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Rede Latinoamericana de Portais Educacionais (RELPE), Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e algumas universidades brasileiras. Visa localizar, catalogar, avaliar, disponibilizar e compartilhar recursos educacionais digitais de livre acesso, disponíveis em diferentes formatos – como áudio, vídeo, animação, simulação, software educacional, imagem, mapa e hipertexto, considerados relevantes e adequados à realidade da comunidade educacional brasileira e internacional.
A proposta do Ministério da Educação é inserir os professores , principalmente os que estão longe dos grandes centros urbanos , no ambiente das novas tecnologias. O portal faz parte da politica de informatização das escolas brasileiras , que prevê a instalação de 25 mil laboratórios de informatica, 22 mil escolas com banda larga e capacitação de professores ao longo do ano.O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com cada disciplina e recursos audiovisuais como videos , fotos , mapas , textos , áudios que tornam o conteúdo mais dinâmico e interessante para o aluno. 
Chats , blogs e seminários on-line vão estimular a comunicação e a interação entre os professores, que contarão com uma serie de links de bibliotecas digitais e museus serão estimulados a criar sites de escolas. O Banco Internacional de Objetos Educacionais permitirá o acesso rápido e gratuito a videos , animações , jogos , textos , áudios e softwares educacionais. No Banco, professores terão acesso a conteúdos produzidos para todos os níveis de ensino , do fundamental ao superior. A produção de países como Argentina , Canadá , China ,Alemanha,França,Itália,Holanda , Portugal , Reino Unido e Estados Unidos estará disponível.

Para mais informações acesse: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Mec

Nenhum comentário:

Postar um comentário