segunda-feira, 25 de março de 2013

Mapas Mentais



Mapa mental, ou mapa da mente é o nome dado para uma técnica de organizar pensamentos e idéias construindo um tipo de diagrama. Essa forma de organizar os pensamentos foi desenvolvida pelo inglês Tony Buzan.
A técnica é voltada para a gestão de informações, para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de resumos; como ferramenta de brainstorming (tempestade de idéias) entre outros.O objetivo desta técnica está em simular no papel, ou em um software, a maneira que nosso cérebro trabalha para pensar, tornando assim o aprendizado muito mais intuitivo e permanente.

Tratando-se de uma ferramenta que estimula o cérebro a trabalhar com mais eficiência e rapidez, podemos dizer que o Mapa Mental serve para organizar e facilitar as nossas mais diversas atividades diárias.

Reconhecendo que nossa memória está presente em todos os momentos da nossa vida é fácil entender como o Mapa Mental é importante quando precisamos extrair dela as informações às quais queremos ter acesso, bem assim quando queremos depositar novas informações ou elementos da nossa imaginação (criatividade) que não gostaríamos de esquecer.É, também, uma maneira eficiente de fazer com que o nosso raciocínio esteja sempre em movimento.

O Mapa Mental é útil nas atividades escolares, seja do aluno, do professor tornando o ensino e aprendizado mais fácil e intuitivo. É útil também para as atividades do pesquisador, do palestrante e mesmo daqueles que exercem atividades administrativas. É instrumento eficiente no trabalho, seja no setor público ou privado e até mesmo no planejamento do nosso lazer, como organização de viagens e tantas outras possibilidades.

Projetado para estimular o cérebro a trabalhar com mais rapidez, torna as decisões mais rápidas e precisas, até porque nos deixa ver um maior número de possibilidades.

Os diagramas dos mapas mentais são constituídos por um ideia central que se ramifica para outras idéias secundárias e assim por diante. Quanto mais central, mais genérica é a ideia, tornando-se mais específica a medida que vai se ramificando.

Eles podem ser elaborados por meio de hidrocores coloridos sobre folhas de papel ou por um programa de computador. Essa técnica pode ser aplicada a diversas tarefas o atividades, sejam elas profissionais ou apenas lazer, de modo individual ou em grupo para organizar ou planejar algo. Esse método gráfico de organização dos pensamentos está se tornando cada vez mais utilizado no mundo. Programas de mapas mentais tem sido o tipo de softwares mais comprados no site da Amazon no Japão. Empresas brasileiras como a Embraer utilizam mapas mentais no planejamento da construção de seus aviões.

Para mais informações acesse: http://www.usemapasmentais.com.br/index.php/o-que-e

Nenhum comentário:

Postar um comentário