sexta-feira, 5 de abril de 2013

Realidade Aumentada



A Realidade Aumentada (RA) é definida, usualmente, como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico 




Assim, a RA permite que recursos virtuais sejam colocados no espaço do usuário, o que proporciona interação e imersão. Portanto, pode ser um excelente recurso educacional, permitindo a visualização de objetos de difícil reprodução em termos reais e motivando o aluno.
A possibilidade mais simples e barata de utilização de RA requer apenas um computador e uma webcam. Nesse caso, são necessários cartões (também chamados marcadores e indicadores), como mostra a figura a seguir. 


Os cartões possuem uma moldura negra que permite o reconhecimento de sua movimentação pela câmera, de acordo com o ângulo e a distância.

Atualmente, para fazer construções mais complexas, o usuário tem que entender de programação. No entanto, a tendência é que as mesmas se tornem disponíveis na Internet, quanto mais usuários forem aderindo ao uso educacional dessa técnica. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário