segunda-feira, 28 de abril de 2014

Plataforma em 3D auxilia no estudo de história antiga



A plataforma Roma 360 faz tour pelo mapa da cidade no período de 360 d.C., apresentando uma reconstrução das estruturas urbanas. Esses dispositivos desenvolvidos pelo Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (Larp) do Museu de Arqueologia e Etnografia da USP utilizam a tecnologia 3D para reconstruir Roma.

Esse projeto teve ligação com o doutorado em cyberarqueologia, realizado pelo pesquisador Alex Martire, historiador e arqueólogo, com a orientação da professora Maria Isabel Fleming, coordenadora do laboratório. A intenção era unir os recursos digitais com a arqueologia.  Para isso, foram retiradas referências bibliográficas e imagéticas de fontes como o atlas histórico de Willian Shepherd, datado de 1923. A reconstrução da cidade foi desenvolvida com o apoio dos softwares Autodesk Maya, responsável pela modelagem dos objetos, e o Unity, que permitiu a interação do usuário e a rotatividade 360 graus pela plataforma.

Para saber mais, acesse:
http://porvir.org/porcriar/plataformas-3d-auxiliam-estudo-de-historia-antiga/20140416
http://catracalivre.com.br/geral/web-educacao/indicacao/voce-pode-estudar-historia-antiga-atraves-de-plataformas-3d-criada-pela-usp/