segunda-feira, 20 de outubro de 2014

BRICS: Construir a educação para o futuro

  A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), publicou o relatório "BRICS: construir a educação para o futuro; prioridades para o desenvolvimento nacional e a cooperação internacional", onde fornece a primeira análise comparativa das tendências da educação nos países BRICS (Brasil, Federação Russa, Índia, China e África do Sul),na qual mostra que a combinação de aspirações comuns e diferentes trajetórias de desenvolvimento proporcionam um rico contexto para os BRICS trocarem conhecimentos e participarem de atividades conjuntas, para ajudar a fomentar o progresso da educação, nos BRICS e em todo o mundo.  
  Além de fornecer uma visão geral dos sistemas de ensino dos BRICS, a publicação destaca as principais questões políticas relacionadas à qualidade e à equidade, além de analisar detalhadamente algumas prioridades que os países BRICS enfrentam ao procurar manter e ampliar os benefícios do crescimento. A publicação dedica especial atenção ao desenvolvimento de competências, em particular à formação e educação profissional (FEP), que todos os BRICS têm identificado como um ingrediente vital para o desenvolvimento mais inclusivo e sustentável. Também analisa a forma como os países BRICS têm traçado novas abordagens para a cooperação internacional para o desenvolvimento na educação. 
  A publicação constrói um forte argumento para os países BRICS cooperarem em diversas áreas da educação, ao descrever sua vasta experiência e compartilhar as lições que aprenderam. Entre as propostas apresentadas para a colaboração inicial, estão as iniciativas para melhorar a qualidade dos dados sobre educação, promover a mobilidade dos estudantes, melhorar a importância do desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho e aprofundar a base de conhecimentos sobre cooperação para o desenvolvimento dos BRICS em educação. 

Título original: BRICS: building education for the future; priorities for national development and international cooperation 

Brasília: UNESCO, 2014. 1001p. ISBN: 978-92-3-700002-1; 978-85-7652-194-5.

Publicação completa:
PDF em português
PDF em inglês

Recomendações para a cooperação:
PDF em português
PDF em inglês

Nenhum comentário: