segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Ferramentas gratuitas para criar e-book

  Considerando a importância de promover a educação pelo meio digital, seguem algumas ferramentas gratuitas que poderão auxiliar o professor na criação de e-books.
  A plataforma livros digitais foi desenvolvida no Instituto Paramitas, em português, e é inteiramente online, o usuário precisa fazer um cadastro para ter acesso à área de criação e publicação. Com uma interface intuitiva, é possível escolher capa, fundo e layout da página a partir de modelos prontos. O arquivo pode ser publicado na web, salvo em HTML ou no formato .pdf.
  A ferramenta Papyrus é inteiramente online, disponível em português e fácil de usar. Basta um cadastro para iniciar a criação dos e-books. É possível escolher um estilo a partir de uma lista de modelos de capa e tipos de fonte pré-definidos e personalizá-lo de acordo com suas necessidades. Também é possível inserir imagens e links, além de texto. Há uma funcionalidade para importar textos e imagens a partir de uma URL, o que permite, entre outras coisas, transformar um blog em livro. Ao clicar em “publicar”, a obra fica disponível em uma URL que pode ser compartilhada com qualquer pessoa. Além disso, a plataforma oferece diferentes formas de disponibilizar o material para download nos formatos .pdf, .epub e kindle.
  O My ebook maker é uma ferramenta online para criação de ebooks no formato .epub. O usuário precisa fazer o cadastro, preparar a capa (com título, autor e uma imagem) e depois produzir cada capítulo em uma página diferente, que possui uma interface parecida com o Word. Diferente das outros sites semelhantes, a obra não fica disponível online e deve ser baixada para compartilhamento. O único formato possível para download é o .epub, considerado formato “universal” dos leitores de livros digitais.
  O Book Builder é uma ferramenta online e está disponível em várias línguas, incluindo o português de Portugal, e é voltado especificamente para professores possuindo diferentes recursos pedagógicos, inclusive para alunos com deficiência. Apesar de ter um visual um pouco mais antigo e ser meio lento, a plataforma é intuitiva e tem funcionalidades interativas, como ter um glossário atrelado ao livro, o conteúdo pode ser composto por textos, imagens, áudios e links, recurso de áudio permite que todo o texto possa ser “lido em voz alta” a partir de um clique, e ainda é possível incluir os chamados “assistentes”: são diferentes personagens com a função de apoiar o leitor. O professor define um nome, uma figura e uma voz (masculina ou feminina) e atribui um texto para ele em cada página do livro. Quando o leitor clica no assistente, o texto escrito é enunciado pela voz escolhida. As obras criadas ficam disponíveis para leitura online, download e impressão, e o professor pode optar por publicá-las na Biblioteca Pública, um banco de dados acessível a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário