segunda-feira, 13 de abril de 2015

Ensino Híbrido

  O ensino Híbrido ou Blended Learning é a combinação do aprendizado on-line com o offline, em modelos que mesclam momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial.
  Apesar de serem momentos diferentes, o on-line e o presencial, o objetivo do aprendizado Híbrido é que esses dois momentos sejam complementares e promovam uma educação mais eficiente, interessante e personalizada.
  Há três diferentes modelos de ensino Híbrido, o primeiro é o modelo Rotação por Estações, que ocorre, normalmente, em uma disciplina específica, na qual os alunos rotacionam por modalidades diferentes de aprendizagem. Um dos formatos possíveis é que o professor monte “estações” com propostas diferentes. Em uma, parte dos alunos pode se dedicar ao ensino via plataformas digitais. Em outra, os estudantes podem estar desenvolvendo projetos em pequenos grupos. Em uma terceira, outro grupo de alunos pode estar com o professor, tirando dúvidas.
  O segundo é o modelo Laboratório Rotacional, que tem por objetivo fazer com que o aluno faça rodízio em momento específico, seja num programa fixo, ou sob decisão do professor, entre a sala de aula e um laboratório de informática, onde o aluno aprende predominantemente on-line, sendo a sala de aula reservada para outras atividades de aprendizado.
  O terceiro é o modelo Flex, onde a plataforma on-line é a espinha dorsal desse tipo de ensino. Os professores estão por ali, em maior ou menor proporção, tirando dúvidas que apareçam pessoalmente, para cada um ou para grupos pequenos.
  A limitação de escolas conectadas à internet é um grande desafio para aqueles que aderem ao ensino Híbrido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário