segunda-feira, 22 de junho de 2015

Aprendizagem Baseada em Problemas

  Em virtude da limitação da proposta tradicional e das inovações crescentes, a comunidade científica passou a pesquisar alternativas de novos processos de ensino/aprendizagem. Uma delas é a metodologia intitulada Problem Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que é uma estratégia pedagógica centrada no aprendiz, segundo a qual o ensino e aprendizagem ocorrem a partir de problemas reais, estimulando o aprendiz a resolvê-los com conhecimentos assimilados em sala de aula, passando a compreender a teoria na prática, em tempo real. 
  O objetivo desta metodologia é estimular o aprendiz a enfrentar os problemas com iniciativa e entusiasmo, propiciando habilidades de resolvê-los de forma eficiente, usando uma base de conhecimento flexível e integrada. 
  Para tanto, o papel do educador é o de prover recursos e dar suporte necessário para promover a aprendizagem quando os conceitos e habilidades estão sendo introduzidos, levando o aprendiz a uma aprendizagem significativa. 
  Enfatizando os resultados positivos desta metodologia, no site Porvir, o professor Pedro de Almeida Souza conta sua experiência de aplicação dessa metodologia no ensino de Engenharia, relatando as dificuldades dos alunos em entenderem a teoria porque desconheciam a prática. Após a Introdução desta metodologia, observou-se uma interação entre os aprendizes e a aprendizagem na prática, assimilando a teoria de forma interativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário