segunda-feira, 14 de março de 2016

Planilha de Aplicativos Educacionais Livres - UFRGS

  A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) reuniu, em uma tabela dinâmica, diversos aplicativos educacionais livres para dispositivos móveis.
  A tabela busca apresentar um conjunto de informações sobre estes softwares. Seus organizadores buscaram elencar aplicativos livres que abordassem conteúdos curriculares escolares. Adotando esse critério para excluir, entre outros, softwares editores de texto, de imagens, de áudio e de vídeo, embora esses aplicativos possam ser utilizados em sala de aula com finalidade pedagógica.
   Estão disponíveis versões da tabela em inglês, espanhol, francês e italiano.
 A iniciativa disponibiliza à comunidade o resultado de um trabalho de coleta e sistematização de dados de mais de 300 programas que podem ser utilizados para promover a aprendizagem. A ideia é que professores, alunos e pais consultem a Tabela Dinâmica Software Educacional Livre para Dispositivos Móveis e verifiquem as ferramentas para celulares e tablets, que podem ser empregadas em sala de aula, para abordagem de diversas matérias, como Física, Geografia, Idiomas, Matemática, Química, entre outras.
 A tabela exibe os programas em um ordenamento alfabético das áreas do conhecimento, o usuário poderá reordenar os dados da tabela por faixa etária dos alunos, de acordo com o nível de ensino – Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, por exemplo.
  Para possibilitar a colaboração direta da comunidade, a Tabela Dinâmica Software Educacional Livre para Dispositivos Móveis está disponível em formato wiki na Internet. Deste modo, qualquer usuário que queira contribuir com o projeto pode adicionar novos programas à lista sem necessidade de pedir autorização aos idealizadores. A licença do conteúdo é Creative Commons CC-BY-SA, que permite a republicação e trabalhos derivados.
  Além disso, todas as ferramentas mapeadas pelo projeto são do tipo software livre, que tem como características fundamentais o fato de a licença disponibilizar o código fonte para que possa ser utilizado, estudado, modificado e redistribuído pelos usuários. As principais licenças são GNU/GPL, BSD, MIT e Apache. Outra vantagem é que 99% dos aplicativos livres são gratuitos, o que também contribui para a democratização desses recursos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário