APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

PTCE


  PROGRAMA 

TECNOLOGIA - COMUNICAÇÃO -  EDUCAÇÃO

 Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Centro 


Frente às exigências educacionais contemporâneas e à necessidade de articular avanços tecnológicos, arranjos produtivos sociais e culturais, qualificação profissional e educação sob a perspectiva da qualidade cognitiva dos processos de ensino e aprendizagem, o Programa Tecnologia-Comunicação-Educação (PTCE)  visa à  apropriação, em níveis distintos, das tecnologias digitais, por parte dos professores e estudantes, em sua tarefa educativa de reordenação e reestruturação comunicativa, tendo sempre como fim uma educação inclusiva e emancipatória.
O programa consiste na reconfiguração da ação e da comunicação dos atores sociais (professores e estudantes) que ocorrem nos ambientes de aprendizagens do IF Fluminense Campus Campos-Centro, como forma de elevar em escala o trabalho educativo.
As mudanças estruturais nos ambientes de aprendizagem com adoção de um   ambientes virtuais de aprendizagem (Moodle) e salas equipadas com TV LCD de 42 polegadas, notebook para cada professor, Internet sem-fio aberta, além da futura climatização desses ambientes, trazem em si a perspectiva de transformar o ambiente de forma favorável ao cotidiano escolar. Entretanto, mais que uma simples disponibilização de recursos, essa iniciativa sinaliza para uma mudança de paradigma; sinaliza para uma outra relação espaço-temporal nos processos de aprender e na rotina escolar e, principalmente, reacende uma profícua discussão pedagógica no interior da escola.
Pesquisa realizada junto aos professores, em 2010, mostrou que 90% dos professores do campus já utilizavam tecnologias digitais para a preparação de aulas, mas 40% apenas as utilizavam em sala de aula. Esses dados levaram a considerar que há interesse constante por parte desses professores em aperfeiçoar seu trabalho, mas faltava-lhes ainda uma estrutura pedagógica e tecnológica para que esses recursos fossem utilizados de forma apropriada.
A discussão a respeito da contribuição das tecnologias digitais no processo educativo deve atingir todos os níveis e modalidades de ensino na instituição, entretanto, ganha um valor exponencial nas licenciaturas, uma vez que a formação de profissionais da educação se enriquece desta prática, da inserção de novas metodologias em seu fazer cotidiano[1].
 Em suma, o que se pretende enquanto instituição é uma mudança pedagógica de tal porte reconfiguradora da dinâmica institucional como um todo, de modo que o acesso ao conhecimento não encontre mais barreiras de qualquer natureza.



O projeto procede dos seguintes considerandos:

- a constante necessidade de os profissionais pensarem a sua prática, buscando novas metodologias de ensino, considerando-se que o conhecimento é construído na interação e de maneira colaborativa, no sentido da elevação da qualidade dos processos formativos;
- a necessidade de compreender melhor como as tecnologias digitais interferem no processo de representação mental dos sujeitos, e em que medida a escola pode utilizar-se dessas tecnologias, enquanto elemento potencializador e articulador das ações educativas;
- a possibilidade de discutir o processo de construção do conhecimento nas diferentes fases da vida humana, bem como a percepção de que o pensamento crítico deve se constituir como eixo fundante do processo de aprender;
- a ampliação de mecanismos de educação não presencial com as tecnologias digitais, para atender muitos estudantes trabalhadores que abandonam seus cursos face às dificuldades que a rígida estrutura curricular tem apresentado;
- a possibilidade de o IF Fluminense Campus Campos-Centro atuar como centro de discussão no campo das das tecnologias digitais  e sua importância na formação dos sujeitos e os processos de aprendizagem;
- o compromisso dos institutos com a formação pedagógica e a elevação da qualidade da educação pública.

Planejamento Estratégico

O projeto baseia-se, prioritariamente, nos seguintes tópicos da Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, seção II, das Finalidades e Características dos Institutos Federais, “II - desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais; VIII - realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico”; e do Termo de Metas do IF Fluminense: o compromisso “com a formação de professores e a implementação de ações em favor da melhoria da educação básica”; a responsabilidade “em estabelecer sintonia com outras esferas do poder público e da sociedade, na construção de um projeto mais amplo para a educação pública e lutar para mudar a realidade na perspectiva de uma nação mais igualitária, justa e soberana.



Jefferson Manhães de Azevedo
   Diretor Geral
     Campus Campos-Centro








































[1] Embora a discussão seja abrangente e deva ser de interesse de todos os profissionais da educação do campus, as licenciaturas, por razões intrínsecas pertinentes ao tema, terão uma participação mais direta e intensa nos trabalhos a serem desenvolvidos, uma vez que os licenciandos podem intensificar o diálogo com as escolas locais, irradiando o trabalho em escalas.