AÇÕES DO PTCE


Destacam-se, a seguir, as principais ações desenvolvidas no PTCE.

Reestruturação das salas de aula e cessão de notebooks
Para a implementação do programa, em 2010, foram reestruturados 50 ambientes de salas de aula, com a instalação de TV LCD 42 polegadas, nos ambientes reformados, e liberação de rede de Internet sem bloqueios para professores. Atualmente, há 96 salas de aula com TV LCD, 29 com projetores multimídia e 12 com quadros interativos. Trabalha-se no sentido de ampliar esse número, até que todas as salas de aula do campus sejam contempladas. Visa-se, também, que essas salas sejam refrigeradas e, nesse sentido, ações têm sido empreendidas visando ampliar a capacidade elétrica para suporte ao funcionamento dos aparelhos de ar condicionado. O objetivo principal dessa reestruturação é fornecer um ambiente de estudo agradável, que contribua para que o aluno se sinta motivado a desenvolver suas atividades pedagógicas.
Além disso, no âmbito do PTCE, notebooks são entendidos como instrumentos de trabalho e, nessa concepção, os mesmos são cedidos1 aos professores do campus. Em 2010/2011 foram cedidos 250 notebooks HP Probook 4320s; em 2012, 50 HP Probook 4430s e, em 2013, até o fechamento deste capítulo, 40 notebooks HP Probook 6470B. O programa trabalha com equipamentos robustos (todos com três anos de garantia), considerando que os mesmos são para uso frequente, em diferentes salas de aula, atendendo a necessidades diversas, que dependem do contexto de cada disciplina.
Certamente, a cessão de notebooks não garante mudanças nas práticas pedagógicas. Nesse sentido, o PTCE possui um núcleo de apoio, que é um espaço destinado ao atendimento das demandas dos professores relacionadas ao uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Busca-se dar apoio técnico e pedagógico aos professores, tendo em vista a utilização dessas tecnologias para fins pedagógicos. Para tanto, o programa conta com seis bolsistas da área de Informática e tem a colaboração de pesquisadores do Núcleo de Informática na Educação (NIE).
Destaca-se que o núcleo de apoio do PTCE trabalha de forma diretamente relacionada ao Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação (DTIC) e ao Setor de Eventos e Multimídia, que fornecem total suporte às ações do programa.
Tendo em vista a preparação do professor, além do núcleo de apoio, o PTCE promove minicursos diversos, como descrito na subseção seguinte.


Minicursos para professores



  O PTCE promove minicursos sobre softwares diversos, tais como os programas do pacote LibreOffice, ferramentas colaborativas do Google, Prezi, SMath Studio, entre outros. 

   Os minicursos são destinados a professores e servidores administrativos do campus e são ministrados por servidores da instituição ou por bolsistas do PTCE, sempre sem envolver gastos financeiros. Tem-se como proposta o compartilhamento de saberes com os demais colegas.
  De 2010 até junho de 2013, foram ministrados 39 minicursos, em geral tendo três horas cada. Um minicurso constantemente ofertado é o de Introdução ao Moodle, uma vez que esse é o ambiente virtual de aprendizagem adotado na instituição, como descrito na seção seguinte.

Ambiente virtual de aprendizagem Moodle
O Moodle é um ambiente virtual livre, desenvolvido continuamente por uma comunidade de programadores em todo o mundo, que colabora com novas funcionalidades e dá suporte aos usuários.
Esses ambientes podem apoiar cursos a distância e também presenciais, estendendo as interações para além da sala de aula. Tais ambientes contêm ferramentas diversas que contribuem para interações, atividades colaborativas e, ao mesmo tempo, favorecem a autonomia do aluno.
O ambiente Moodle do PTCE é utilizado em apoio tanto às aulas presenciais quanto em ações a distância. Além da manutenção técnica da plataforma, o programa é responsável pela abertura de cursos nesse ambiente e pelo incentivo e apoio pedagógico ao uso do mesmo. É possível abrir um curso no Moodle do PTCE para qualquer disciplina, em qualquer nível de ensino do campus.

No Moodle, além de disponibilizar materiais das disciplinas, o professor pode organizar atividades diversas, propor fóruns, abrir chats, entre outras ações. Por meio dos muitos recursos disponíveis, é possível oportunizar diversos momentos de interação virtual.
Projeto tablets na sala de aula
Como o uso dos tablets na educação é ainda muito recente, entende-se que é importante verificar, em práticas pedagógicas efetivas, como esses dispositivos podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o projeto Tablets na Sala de Aula foi iniciado em 2012, no Campus Campos Centro. O mesmo tem por objetivo geral levantar dificuldades e potencialidades relacionadas ao uso pedagógico desses dispositivos, incorporando-os à prática pedagógica, assim como identificar metodologias adequadas para tal uso. Os objetivos específicos do projeto são: i) fornecer apoio pedagógico e técnico aos professores envolvidos no projeto, no que diz respeito ao uso dos tablets; ii) acompanhar as práticas docentes e levantar dados sobre as mesmas; iii) analisar os dados coletados e produzir relatórios com os mesmos.

Atualmente, os tablets utilizados no estudo de caso pertencem ao Projeto Pró-Docência e foram adquiridos com verba da CAPES. São sete equipamentos Motorola XOOM, com sistema operacional Android. Nesse sentido, os mesmos são utilizados apenas em ações destinadas a professores em formação, tendo em vista o levantamento de potencialidades e dificuldades do uso pedagógico dos mesmos. No entanto, a compra de outros tablets já está em processo, de forma que o projeto possa ser estendido a outros cursos, além das licenciaturas.
Cada professor deve estabelecer uma metodologia própria para o uso dos tablets, adequando o uso dos mesmos aos objetivos propostos em suas atividades. Tal metodologia é, então, apresentada, por escrito, à coordenação do PTCE. O programa oferece total apoio ao desenvolvimento das ações.
O projeto tem permitido analisar a logística de empréstimo dos tablets aos alunos no período das aulas. Atualmente, os bolsistas do PTCE ficam encarregados do processo de distribuição e recolhimento dos equipamentos, o que inclui a conferência prévia de carga da bateria, assim como a conferência dos tablets no recolhimento. No entanto, considera-se que, com o aumento do número de equipamentos, essa estratégia poderá sofrer reformulações.
Também em relação à questão da mobilidade, novas estratégias poderão ser analisadas. O uso dos tablets somente em sala de aula levanta alguns questionamentos. A essência do uso educacional dos dispositivos móveis é permitir a aprendizagem em qualquer tempo e lugar. O formato adotado no projeto piloto não contempla, atualmente, esse aspecto, por questões de segurança e pelo próprio número limitado de equipamento, mas reflexões futuras sobre isso são importantes.
Elaboração de curso de pré-calculo
As disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral são, em geral, consideradas pelos alunos como sendo de extrema dificuldade. Nesse sentido, o PTCE tem trabalho em conjunto com a Licenciatura em Matemática na elaboração de um curso de pré-calculo, no Moodle. Após sua conclusão, o mesmo ficará disponível para todos os cursos superiores do campus que tenham Cálculo em sua grade curricular, ficando a critério destes decidir a forma de ministrá-lo aos alunos. Como o curso está estruturado no Moodle, o mesmo poderá ser ofertado na modalidade presencial ou a distância, ou mesmo intercalando momentos dessas duas modalidades.
Os conteúdos do curso incluem tópicos de Ensino Fundamental e Médio e foram selecionados a partir da experiência de sala de aula de professores de Cálculo da instituição. Nesse sentido, estão sendo preparadas apostilas e selecionados materiais diversos relativos a cada tópico (vídeos, objetos de aprendizagem, apostilas complementares). Visa-se disponibilizar materiais em diferentes mídias, de forma a contemplar alunos com diferentes estilos de aprendizagem.
O desenvolvimento do curso envolve alunos da Licenciatura em Matemática que, como projeto final de curso, estão elaborando e testando os materiais. O processo requer pré-testes com pequenos grupos para detecção de possíveis pontos a serem melhorados e a realização de experiências efetivas com alunos de Cálculo I. Cada projeto final diz respeito a um grupo de conteúdos e tem um professor da Licenciatura como orientador.